Conecte-se

(46) 3536-0211
 
 
NOTÍCIA
 
Novos integrantes
Postado em: 27/10/2020
(Equipe GEBIOMET) – Novos membros em um grupo de pesquisa, sejam alunos ou pesquisadores, sempre agregam novas visões e conhecimento adicional à evolução da ciência nas suas respectivas áreas do saber. Neste contexto, o Grupo de Estudos em Biometeorologia tem novos membros desde agosto de 2020. Trata-se dos alunos Karen Dal Magro Frigeri e Matheus Luquirini Penteado dos Santos . A Karen é aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos (PPGZO-UTFPR). O Matheus é aluno de graduação do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da mesma instituição.

Matheus Luquirini

Quando perguntado sobre a motivação em fazer parte do GEBIOMET, Matheus elucidou que “em 2019, realizei meu Trabalho de Conclusão de Curso I que relacionava os efeitos do estrese térmico com o sistema imunológico de vacas leiteiras. Conforme eu lia sobre o assunto, percebi que essas duas áreas são intimamente relacionadas”. Segundo Luquirini, a exposição ao estresse térmico fragiliza (e compromete) o sistema imunológico dos animais, tornando-os mais suscetíveis em contrair doenças. Assim, “fui percebendo uma relação linear entre a defesa imunológica e os parâmetros climáticos de onde os animais estão confinados. Porém, de acordo com as descrições da literatura, essa relação é pouco explorada e, quando explorada, é voltada para o gado leiteiro. Dessa forma, encontrei no GEBIOMET uma oportunidade de explorar os efeitos do estresse térmico no sistema imunológico de ovelhas no sistema silvipastoril”.

O seu trabalho versará sobre a influência do ambiente térmico do sistema silvipastoril nas variáveis fisiológicas, imunológicas e reprodutivas de ovelhas. Esta pesquisa será por meio de uma iniciação científica (PIBIC – Fundação Araucária), também vinculada à dissertação de mestrado da aluna Júlia Morgana Vieira Dada , também do PPGZO-UTFPR, sob orientação da Profa. Flávia Regina Oliveira de Barros .

Karen Frigeri

“Desde a graduação em Zootecnia, pensava em seguir na área acadêmica, com o intuito de complementar os conhecimentos da graduação e adquirir novas habilidades”.

Foram com esses objetivos que a aluna Karen Frigeri começou a pesquisar programas de pós-graduação em Zootecnia, voltada para a área de bovinocultura leiteira. Segundo Frigeri, “entre as minhas pesquisas, deparei com uma reportagem “UTFPR está entre as melhores jovens universidades do mundo”, e desde então, comecei a seguir a instituição nas minhas redes sociais e a procurar mais sobre o programa de pós-graduação em Zootecnia da UTFPR”.

A mestranda realizará pesquisas na área de Compost Barn, avaliando aspectos de ambiência, comportamento e variáveis termorregulatórias de vacas leiteiras submetidas a este sistema. A aluna contará ainda com a co-orientação dos docentes membros do GEBIOMET, o Prof. Flávio Alves Damasceno (UFLA) e do Prof. Matteo Barbari (Università Degli Studi di Firenzi – Itália), este último como parte do processo de internacionalização do GEBIOMET na pesquisa e pós-graduação.

O Acolhimento no GEBIOMET

A chegada de um aluno é muito importante, tanto para o estudante, quanto para o grupo. A preocupação do acolhimento sempre foi uma constante no GEBIOMET. Sobre isto, Matheus afirmou: “Sinto que, nesse ingresso ao GEBIOMET, encontrei um grupo acolhedor e trabalhador, que logo se dispôs a me ajudar e sanar minhas dúvidas. Sob a orientação do Prof. Dr. Frederico Vieira, o grupo parece ser bastante engajado com o aprendizado e com a ciência”. Luquirini ressaltou que, mesmo com a pequena experiência no grupo, pôde perceber que há uma atmosfera muito agradável e receptível, o que amenizou a ansiedade e o deixou mais confortável. “Enfim, acredito que minha entrada para o grupo irá agregar tanto para minha vida profissional e acadêmica, quanto para minha vida pessoal”, disse Matheus.

“Ao ingressar ao GEBIOMET, encontrei novos desafios acadêmicos que serão de extrema importância para meu crescimento profissional e pessoal, além de um acesso a novas experiências na ciência, e me possibilitará a trabalhar na área de formação que me identifico” . Este foi o depoimento da Karen na sua chegada. Além da troca de informações e de conhecimentos, Frigeri espera aprender com a cooperação entre os indivíduos e as atividades, além da construção de opiniões, pensamentos e aprendizagem.

O GEBIOMET

Desde 2013, o Grupo de Estudos em Biometeorologia possui como foco a formação de recursos humanos altamente qualificados para os desafios relacionados à ambiência, bem-estar e biometeorologia aliada à produção animal. Já passaram pelo GEBIOMET 37 alunos de diferentes profissões, desde graduação (estágios supervisionados, monitoria, trabalho de conclusão de curso e iniciação científica), até alunos de mestrados, alguns deles já no doutorado em outras instituições, dando prosseguimento à formação e atuação nesta área de conhecimento do grupo.

Atualmente o GEBIOMET conta com cinco alunos de pós-graduação, dois de graduação, além de sete pesquisadores associados, da UTFPR, de diferentes partes do Paraná, Brasil e do mundo.

Venha fazer parte deste time!
 

© 2024 • GEBIOMET - Grupo de Estudos em Biometeorologia  •  UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná • Todos os direitos reservados.

Estrada para Boa Esperança • Km 04 • Comunidade São Cristóvão • Dois Vizinhos • Paraná • CEP: 85660-000
Telefone: (46) 3536-0211
E-mail: gebiometeorologia@gmail.com