Conecte-se

(46) 3536-0211
 
 
NOTÍCIA
 
Vacas em compost barn
Postado em: 10/05/2021
(Equipe GEBIOMET) – Uma das grandes premissas do sistema compost barn é o conforto térmico dos animais, aliado ao espaço que favorece condições para ótimos níveis de bem-estar. No entanto, pesquisas recentes do Grupo de Estudos em Biometeorologia demonstraram que vacas multíparas (mais de uma lactação) são mais susceptíveis ao estresse térmico, exercendo dominância na escolha de recursos ambientais (ventiladores, por exemplo), deixando vacas primíparas (primeira lactação) em situação de desconforto. Estes resultados foram encontrados pela egressa Jaqueline Agnes Pilatti. A Jaqueline é Mestre em Zootecnia (formada em 2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos, sob orientação do Prof. Frederico M. C. Vieira. Confira a seguir os principais resultados dos dois artigos produzidos envolvendo ambiente térmico e comportamento de vacas leiteiras em sistema compost barn.

Comportamento de vacas em compost barn no verão

O estudo com o comportamento de primíparas e multíparas no verão em sistema compost barn foi publicado no periódico Animals (Cambridge) em 2019 (clique aqui para acessar o artigo). Dentre os principais resultados, Pilatti e colaboradores encontraram que as vacas com maior ordem de lactação (multíparas) são mais sensíveis ao estresse térmico. Isto foi detectado por meio da maior incidência de comportamento de ofegar e de empurrar, este último considerado um comportamento agonístico, de disputa. Além do empurrar, também foram observados outros comportamentos, tais como a cabeçada e afugentar outro animal. No que tange à higiene, as vacas primíparas estiveram mais limpas do que as vacas multíparas. Os autores explicaram que as vacas multíparas passaram mais tempo deitadas, tentando aliviar o estresse térmico pelas trocas de condução com a cama. Com isto foi observada maior sujidade nestes animais em relação às primíparas, que passaram maior parte do tempo explorando o ambiente. Todavia, será que os mesmos comportamentos são observados no inverno, visto ser uma estação com temperaturas mais amenas para as vacas? A próxima pesquisa elucida algumas destas observações.

Comportamento de vacas em compost barn no inverno

O segundo artigo foi aprovado neste ano de 2021 para publicação no periódico Annals of Animal Science (Polônia). Ainda está em fase de editoração e em breve será publicado. O artigo intitulado ”Behaviour, hygiene, and lameness of dairy cows in a compost barn during cold seasons in a subtropical climate”, de autoria de Jaqueline Agnes Pilatti, Prof. Frederico Vieira, Lucélia F. dos Santos, Prof. Edgar Vismara e Prof. Piotr Herbut (University of Agriculture in Krakow, Polônia). Neste trabalho, os autores evidenciaram que as primíparas apresentaram maior movimentação no Compost Barn, tal como no estudo do verão, e aumentaram o consumo de água nos períodos mais quentes. Isto mostra que os animais possivelmente estavam explorando o ambiente em busca de local com melhores condições térmicas, além do consumo de água que também é indicador de estresse térmico.

Desta forma, importante observar que se o ambiente no sistema compost barn é favorável em termos de condições térmicas para todos os animais, as disputas não ocorrem e todos experimentam ótimas condições de bem-estar. Todavia, o alerta é para o acionamento parcial de ventiladores ou controle manual no lugar de automatização. Isto pode alterar de forma expressiva o comportamento das vacas, estas estabelecendo fortemente a relação de dominância para a escolha de recursos, deixando as mais submissas fora destes locais, favorecendo o estresse térmico.

#SOUGEBIOMET
 

© 2024 • GEBIOMET - Grupo de Estudos em Biometeorologia  •  UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná • Todos os direitos reservados.

Estrada para Boa Esperança • Km 04 • Comunidade São Cristóvão • Dois Vizinhos • Paraná • CEP: 85660-000
Telefone: (46) 3536-0211
E-mail: gebiometeorologia@gmail.com